Lei Moral x Leis Cerimoniais



Primeiramente, temos que ter em mente que a Bíblia é um livro inspirado por Deus e que nela não existe contradição. É impossível Deus se contradizer. A contradição é um atributo do ser humano.Vamos comparar os textos e o amigo leitor tirará a sua própria conclusão.
Em, Mateus 5:17-18 lemos:
Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir, porque em verdade vos digo: "até que o Céu e a terra passem nem um I ou um TIL jamais passará da lei, até que tudo se cumpra."
Este texto por si só diz muita coisa.Vejamos: na Bíblia existem várias passagens que indicam que Deus fará novos Céus e nova terra. Citaremos apenas 2 Pedro 3:7-13. O texto de Mateus diz:
... até que o Céu e a terra passem nem um I ou um TIL se passará da lei sem que tudo se cumpra.
Sabemos muito bem que a terra em que vivemos é a mesma desde a fundação do mundo. Deus ainda não fez o novo Céu e a nova terra, por conseguinte, a lei continua sendo a mesma de Êxodo 20:3-17. Ainda não caiu nem um I ou um TIL. Tudo esta em vigor absoluto até a volta de Jesus, pois o novo céu e a nova terra só serão feitos após a vinda de Jesus. Ainda em Mateus lemos: não penseis que vim revogar a lei, não vim revogar, mas vim cumprir. Todo o bom cristão sabe muito bem que Cristo em tudo foi o nosso exemplo.
Ele cumpriu a lei para que servisse de exemplo para nós fazermos o mesmo. Hoje temos a obrigação de cumprir assim como Jesus cumpriu. A desculpa de muitos evangélicos é a seguinte: se ele cumpriu não precisamos mais cumprir. Infelizmente muitos pensam e ensinam desta forma, mas não é isto que diz o texto sagrado. Ele não revogou. Se Ele tivesse revogado, então estaria certa a afirmação dos oponentes a lei de Deus. É evidente que nestes textos, Jesus está se referindo aos DEZ mandamentos.


A PAREDE DE SEPARAÇÃO ENTRE JUDEUS E GENTIOS.

Analisaremos a seguir os textos de Colossenses 2:14 e Efésios 2:14-16.
Diz o texto de  Efésios:
Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede de separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
Em Colossenses diz: Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. Será que Cristo se equivocou, ou nosso irmão Paulo está doido?  Jesus afirma em Mateus que não veio abolir ou revogar a lei, Paulo afirma que a lei foi cancelada na forma de ordenanças. Será que existe esta contradição na Bíblia?  É de suma importância que o amigo leitor saiba que os Dez Mandamentos ou a Santa Lei de Deus nunca foi chamada de: “leis de ordenanças ou cerimoniais”. É evidente que não existe esta contradição na Bíblia. A lei que Jesus está se referindo em Mateus não é a mesma que nosso irmão Paulo esta se referindo em Colossenses e Efésios. Jesus está falando da Santa Lei de Deus os Dez Mandamentos o Decálogo. Estes são imutáveis não poderiam ser revogados nem mesmo por Jesus, pois este não foi seu propósito. Paulo por sua vez está se referindo as leis de Moises ou leis de ordenanças ainda conhecida como leis cerimoniais.
No que consiste as leis de ordenanças? A lei de Moises Deuteronômio 31:9 foi dado ao povo judeu. Deus mandou Moises escrever num livro.Deuteronômio 32:24 e este livro foi colocado no lado de fora da arca da Aliança. Deuteronômio 31:25-26. Esta lei chamada de cerimonial ou de ordenanças, consistia em todos os rituais judaicos que são: Os sacrifícios de animais que derramavam seu sangue em prol de todos os pecadores, todas as festas religiosas, a páscoa, as ervas amargas, lua nova, a circuncisão e os SÁBADOS CERIMONIAIS.
A palavra sábado quer dizer descanso ou cessar de fazer alguma coisa. Em Israel, existiam muitos sábados cerimoniais, que eram dias festivos que os judeus não trabalhavam e ficavam em repouso absoluto, apenas cumpriam os rituais estabelecidos para aquele dia. Todo dia de feriado em Israel, para eles é um sábado. Estes sábados também faziam parte das ordenanças, por isso, foram cravados na cruz, Oséias 2:11. Não podemos confundir estes sábados com o Sábado do quarto mandamento da lei de Deus.
A Bíblia nos diz que as leis de ordenanças nos serviram de aio ou tutor para nos conduzir a Cristo, Gálatas 3:24 -29. Ela era apenas uma sombra do verdadeiro cordeiro que era Cristo, Hebreus 10:1. Quando Cristo foi crucificado, tudo o que era ordenanças ou cerimoniais foi abolido na cruz. O véu que separava o lugar Santo do lugar Santíssimo, rasgou-se de auto a baixo invalidando assim todo o ritual judaico. Hoje não precisamos mais circuncidar nossos filhos, não precisamos mais comer ervas amargas, nem sacrificar animais, porque cristo foi o último cordeiro a ser sacrificado. O sangue de Cristo uma vez por todas fez a expiação pelos nossos pecados.
Todas as leis cerimoniais foram abolidas, anuladas na cruz de Cristo. A lei moral os Dez Mandamentos não foi e nem será abolido até a volta de Jesus. Infelizmente em pleno século XXI, ainda a maioria esmagadora dos evangélicos não entendem a diferença das duas leis. Pensam igualzinho a igreja católica romana. Em Romanos 10:4 diz: O fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Como já explicamos, verdadeiramente Cristo foi o fim de todas as cerimônias judaicas. Nada do que é ordenanças tem valor algum para nós que estamos em Cristo Jesus. Por isso o fim das leis cerimoniais é Cristo.
A Função Das Leis Cerimoniais Era Tirar O Pecado Do Povo, Isto Jesus Fez Na Cruz. A Função Da Lei Moral É Mostrar O Pecado Ao Povo
A Lei Moral os Dez Mandamentos evidencia que somos pecadores e que precisamos continuamente de um salvador. Romanos 7:7-25; 3:20, 2:12.
A Bíblia diz que onde não há lei não pode haver pecado, pois pecado é a transgressão da lei de Deus. Romanos 4:15 1 João 3:4 Romanos 3:205:13; I Corintios 15:56
É exatamente por isso que Jesus disse que não veio anular a lei, mas cumprir. Se Cristo tivesse anulado a lei moral Ele também teria anulado de uma vez por todas o pecado.
Sabemos que Cristo perdoou todos os nossos pecados, mas nós ainda estamos sujeitos ao pecado. Enquanto satanás existir estamos propensos a pecar. Tiago diz: aquele que considera atentamente, na lei perfeita, lei de liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem aventurado no que realizar. Se observarmos toda a lei, nós estaremos nos desviando do pecado. É a Lei Moral que nos diz: não faça isto, não faça aquilo, faça isto e faça aquilo. Tiago 2:10-12. Quem é o escravo da lei? É aquele que não esta em dia com a lei. Comparamos a lei de Deus com a lei de transito. Quem é punido pela lei DE  TRÂNSITO? por ventura não é somente aquele que estiver em desarmonia  com ela?. Se você estiver irregular, sem carteira de habilitação, correndo acima da velocidade permitida ou furar um sinaleiro certamente serás multado.
Jesus disse que não cairia um “I ou um TIL” da lei, Tiago diz: Não adianta guardarmos alguns mandamentos, temos que guardar toda a lei, ou somos culpados de toda a lei. Se observarmos nove mandamentos como ensinam alguns evangélicos, somos transgressores de toda a lei, por conseguinte, somos pecadores. 1 João 3:4Romanos 4:15 3:13; 1 Coríntios 15:56. Se a lei de Deus  consiste em Dez Mandamentos, então porque muitos tentam ensinar que um foi abolido?. João 2:7 nos diz que não nos daria um mandamento novo, mas o mandamento antigo o qual desde o principio tivestes. Deuteronômio 6:51 João 3:11 5:2-3;João 14:15-21, 15:10-12; 2 João 1:5-6Levíticos 9:18.
Os dominguistas se equivocam quando pensam que quando Jesus resumiu os 10 mandamentos em dois, Ele estava invalidando os outros oito mandamentos. Se isto fosse verdade, então não seria mais pecado, matar, roubar, adulterar ou fazer imagen de escultura, etc. Jesus apenas estava ensinando que tudo o que fizermos tem que ser por amor ou não tem valor algum. Os dez mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedras símbolo de eternidade. Na primeira tábua foram escritos os primeiros quatros mandamentos.
  1. Não terás outros deuses diante de mim;
  2. Não farás para ti imagens de escultura;
  3. Não tomarás o nome do senhor teu Deus em vão;
  4. Lembra-te do Dia de Sábado para santificar;
Estes primeiros quatros mandamento referem-se aos deveres do homem paras com o seu criador (Deus). Quem observa estes quatros primeiros  mandamentos está amando a Deus.
Os últimos seis mandamentos;
  1.  Honra teu pai e tua mãe;
  2. Não matarás;
  3. Não adulterarás;
  4. Não furtarás;
  5. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
  6. Não cobiçarás a casa do teu próximo e nada que pertença ao teu próximo.
Foram escritos em uma outra tábua, e referem-se aos deveres do homem para com o seu próximo. Se observarmos bem, toda a lei se resume em amor. Pois quem ama a Deus, não faz outros deuses, não faz imagem de escultura, não coloca o nome de Deus em vão, Santifica o Santo dia de Sábado.
Quem ama o seu próximo, honra os pais, não mata, não adultera, não furta, não fala mal do seu irmão e não cobiça as coisas que pertence ao seu próximo. É exatamente por isso que Jesus resumiu os 10 mandamentos em dois, porque Deus é amor e deseja que o homem faça tudo por amor. Quem ama guarda os meus mandamentos. João 14:15-21; 15:10-12; Deuteronômio 6:5. Os dez mandamentos são e sempre serão os mesmos de Êxodo 20:3-17. Quem cumprir apenas uma parte é transgressor dos 10. Tiago 2:10-12.
Assim, pois todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão, e todos os que com a lei pecaram mediante a lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser JUSTIFICADOS. Romanos 2:12-13. A lei na verdade não salva ninguém, quem salva é Cristo, porém somente os salvos guardam a lei.
Rom. 2:13. Somente os que guardam a lei hão de ser JUSTIFICADOS. Como amigo leitor podemos refutar esta verdade?
Em outras palavras podemos afirmar que somente os salvos é que guardam a Santa Lei de Deus.
MOVIMENTO APOSTÓLICO CARISMÁTICO


O KARISMA DA LIBERTAÇÃO



Tel.966.883.779



EXORCISMO

MISSAS DE CURA E LIBERTAÇÃO




SÁBADOS y DOMINGOS pelas 16 H


ATENDIMENTO - ORIENTAÇÃO e AJUDA ESPIRITUAL