DONS:
1Co 12:8-11
"Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, osdons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”
São Nove:
Dons de Saber :
· Palavra de sabedoria.
· Palavra de ciência (ou conhecimento)
· Discernimento de espíritos.
Dons de Fazer :
· Fé.
· Cura.
· Operação de milagres.
Dons de falar
· Profecia.
· Variedade de línguas.
· Interpretação de línguas.
Palavra de Sabedoria
É uma promessa do Senhor Jesus (Lc 12:11-15 e 21:12-15). Pode se manifestar como uma capacidade de defender o evangelho (Estevão em At 6:9-10), para o aconselhamento à irmãos e ainda por uma palavra prudente em questões difíceis (contendas e divisões na Igreja). Deus traz a sua mente, te faz lembrar de algo já conhecido.
Palavra de Conhecimento
É a revelação pelo Espírito Santo de algo oculto ou desconhecido aos homens. O Espírito, que tudo conhece (por ser Deus) revela algo que, de maneira natural, não poderia ser sabido por ninguém. Ex: Ananias e Safira (At 5) e II Pe 3.15-16 sobre a revelação de Paulo.
Discernimento de Espíritos
É um Dom ligado a proteção do rebanho, pois o Espírito Santo capacita o crente para perceber falsos mestres (I Jo 4:1-3) e detectar espíritos enganadores (Mt 7:15). É um Dom útil ao ministério pastoral para detectar também comportamentos errados e falsos ensinos (Gl 2:11-14). Um dos dons mais necessários nos últimos dias. NÃO É PARA LER PENSAMENTOS.
Fé
Não é o que chamamos fé para “salvação”. É a capacidade do crente de ter a certeza que suas orações estão sendo respondidas. Uma pessoa com esse Dom anima todas as outras em situações difíceis, levando-as a perseverar. (Mc 11:24 - ele já fez! / At 27:21-26 - Paulo declarando a salvação e Sobre Abraão e Isaque)
Cura
É um Dom para ser usado na Igreja e está muito ligado a fé. Tem como propósito libertar doentes e aflitos e destruir as obras de satanás, confirmar a palavra pregada, dar testemunho de Jesus Cristo e glorificar ao Pai. Toda cura é obra divina mas não há mal em tomar remédios (II Rs: 20:7).
Operação de Milagres
Visa ressaltar e confirmar para a Igreja o poder de Deus e Seu senhorio sobre tudo, incluindo as forças da natureza e a matéria. Milagres são a concretização de tarefas impossíveis, realizações espirituais (água em vinho, mar vermelho se abrindo, Jesus andando sobre as águas, acalmando a tempestade, multiplicando pães e também como cura).
Profecia
É expressar palavras. Quando o Espírito Santo usa alguém para falar a igreja ou a outra pessoa. Não deve ser confundida com a pregação, embora a pessoa possa profetizar enquanto prega. NÃO É PREDIZER O FUTURO. Ler I Co 14.
Dom de Línguas (único para edificação própria)
É o Dom que causa maior polêmica dentro da Igreja. Existem, segundo a Bíblia, “língua dos homens” (At 2) e “língua dos anjos” (I Co 13 e 14). É importante lembrar o sobre ele:
Este é o menor dentre os dons;
Não é marca obrigatória da habitação do Espírito Santo;
O que fala em línguas deve orar para interpretá-las a fim de edificar a Igreja; e
Deve ser usado na Igreja como ensinado em I Co 14.
Interpretação de Línguas
É o entendimento das línguas para comunicá-las a Igreja, visando a edificação do Corpo de Cristo. É um Dom complementar e muito necessário aos que possuem o Dom de línguas.
Recebemos os dons para servir
Tanto em Romanos quanto em I Coríntios Paulo fala sobre o corpo de Cristo, a Igreja; e em seguida fala sobre os dons.
Ele começa falando que somos o corpo de Cristo, que somos membros uns dos outros, que cada membro tem a sua função e em seguida fala dos dons.
A vida no corpo de Cristo está diretamente ligada com a operação dos dons.
A edificação do corpo se dá pelo próprio corpo de acordo com o fluir dos dons.
O Espírito Santo opera em cada um de nós e capacita a cada um de nós para vivermos no corpo de Cristo de forma abençoadora, edificando os que estão a nossa volta. Quer seja com profecias, palavras, curas, ensino, em tudo.
É o Espírito Santo que promove os ligamentos do corpo, articulações. Ele é a seiva da videira. (ex: engrenagem e óleo)
Se quisermos ser cheios dos dons do Espírito temos que nos envolver com a vida do corpo (igreja), temos que nos relacionar uns com os outros. Deus não vai nos encher de dons se estivermos isolados, vivendo individualmente e sem relacionamento com os irmãos. Todos os dons que recebemos são para edificação da igreja (1Co 12:7), somente o dom de línguas é para edificação pessoal (1Co 14:4).
I Pe 4:10-11
“Servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.”
Qual a função do despenseiro ? Entregar aquilo que está guardado na despensa.
Devemos entregar (manifestar) a igreja aquilo que temos recebido de Deus como bons despenseiros, para que todos sejam edificados e Deus seja glorificado.
SEMINÁRIO KARISMA DA LIBERTAÇÃO
Tem como missão ajudar todas as pessoas que
sofrem de
perturbações
Espirituais
EXORCISMO DE PESSOAS, CASAS, COMÉRCIO E
INDUSTRIAS.
Rua Carlos Marques, 29 A / Póvoa de Santa Iria - LISBOA
Tel. 962.684.413
Tem como missão ajudar todas as pessoas que
sofrem de
perturbações
Espirituais
EXORCISMO DE PESSOAS, CASAS, COMÉRCIO E
INDUSTRIAS.